domingo, 31 de agosto de 2014

QUAL A BÍBLIA DA UMBANDA?



Por Rodrigo Queiroz

Perguntaram-me qual era a bíblia da Umbanda, ao que respondi: - a Natureza!
Insistente e sem entender, o interlocutor ainda "desafiou": - Mas como você conhece a palavra do Senhor?
Respondi: - Não sei como são suas palavras, assim como se estivessem num livro, mas conheço sua obra, que me parece mais importante.
- Mas as Leis do Senhor estão na sua Palavra, a bíblia! - irritou-se o "curioso".
- Leis? Também vejo com clareza na sua obra. - limitei-me.
- Você é iludido e confuso, leia a minha bíblia e conhecerá a Palavra e salve-se. - revelou-se o "curioso" em toda sua nudez emocional.
Tentei respirar fundo, mas sem me controlar, repliquei:
- Meu caro "irmão", para nós, Umbandistas, a Natureza é nosso livro sagrado, nela lemos a obra do Criador, a vida exuberante e excelente; nas cachoeiras, vemos o seu Amor e Compaixão; nas Matas, vemos a sua Sabedoria e Alimento; nos Campos, vemos sua Sobriedade; nos Mares, a doação contínua de Vida para fluir a vida deste planeta. Quando compreendemos estas escrituras, passamos a nos relacionar com integração à esta Verdade e o passo seguinte é aprender sua Lei Sagrada, lei esta que nos ensina que para viver em plenitude e harmonia é preciso respeitar estas escrituras, a natureza, amar toda forma de vida e doar-se para auxiliar quando algum desequilíbrio invade a fluência natural das coisas. É me respeitar, respeitando o próximo em toda sua particularidade independente das minhas convicções, é render culto à esta Natureza, reverenciar a vida e amar ao próximo, não sem antes aprender a me amar.
Aprendemos por simples observação desta Obra que Ele está em tudo e em todos, pois é o Criador e a Criadora, é compreendido de forma peculiar em cada cultura, em cada novo tempo, em cada agrupamento humano. Que tem muitos nomes e muitas formas, que nenhum está errado e que suas religiões são suas formas individuais de convencer-nos que muitos são os caminhos para o mesmo destino e que toda sua Obra não cabe em todas as páginas de todos os livros de todas a bibliotecas do mundo, pois ali temos uma parte humana Dele, que é muito mais do que somos capazes de interpretar.
Para nós, os versículos são os dias, os provérbios são nossas ações e os cânticos é a Vida!
O irmão entendeu agora?

AA Anuncio Livro Macumba.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário