sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

OS POSTULADOS DA UMBANDA


OS POSTULADOS DA UMBANDA
01
Vamos apresentar os Postulados da Umbanda para que todos possam entender o que seguimos, em que acreditamos e quais as nossas finalidades, para que não fiquem em divagações negativas sobre tão nobre religião:
APOTEGMAS DA UMBANDA
    1) A Umbanda é uma religião crística.
    2) A Umbanda é uma religião Neo-Panteísta.
    3) A Umbanda é uma religião evolucionista teísta.
    4) A Umbanda é uma religião brasileira.

      SÍNTESE DA PROFISSÃO DE FÉ DOS UMBANDISTAS
       1) Cremos em um Deus único, inteligência suprema, causa primária de todas as coisas, eterno, imutável, imaterial, onipotente, soberanamente justo e bom, infinito em todas as Suas perfeições. 
      2) Cremos em Jesus, incondicionalmente, não como o único filho de Deus, mas sim, como nosso irmão amado, Mestre em sabedoria, Pai por carinho, luz de nossas vidas, e Senhor pelo Seu amor, sendo Ele o pilar central da Umbanda.
      3) Cremos na existência do Cristo Planetário, responsável por toda a evolução planetária, e O temos como Mestre Supremo. 
        4) Cremos na Mãe Maria Santíssima e em Suas obreiras, as padroeiras responsáveis por diversos países.
        5) Cremos na doutrina dos Evangelhos (segundo Marcos, segundo Mateus, segundo João e segundo Lucas) e nos ensinamentos dos Espíritos Crísticos, os Mestres do Amor como via evolutiva para se chegar a uma espiritualidade superior.
        6) Cremos na Lei da Reencarnação.
        7) Cremos na mediunidade, sob as mais variadas apresentações, e na comunicação dos Espíritos.  
        8) Cremos na mediunidade como tarefa – não como profissão. 
        9) Cremos na Alma (chamamos de Alma o Espírito preso à carne) e no Espírito (quando já está desvencilhado da carne).   
        10) Cremos na imortalidade do Espírito e na vida futura. 
        11) Cremos no batismo da palavra, da conversão, e não no da água.
         12) Cremos na Lei de Causa e Efeito, excluídos os castigos de Deus, do Céu ou do inferno.
         13) Cremos na Lei do Livre-Arbítrio.
         14) Cremos no exposto em o “Livro dos Espíritos”, em o “Livro dos Médiuns” e em o “Evangelho Segundo o Espiritismo”, todos, obras de Allan Kardec.
         15) Cremos na existência da pluralidade dos mundos religiosos, filosóficos e doutrinários espirituais.
         16) Cremos na existência da matéria como energia – massa e de espaço – cósmico, indestrutíveis, eternos, porém de natureza intrínseca, ligados entre si.
         17) Cremos em duas linhas evolutivas: Ascensão e Evolução material; que a linha de Ascensão, “via matéria”, foi escolha nossa.
         18) Cremos na Lei das conseqüências, ou de causa e efeito, ou seja: Carma.
         19) Cremos na Lei das conseqüências benéficas adquiridas, ou seja: Darma.
         20) Cremos na existência das Hierarquias Espirituais Angelicais assim constituídas: Anjos, Arcanjos, Querubins, Serafins, Tronos, Potestades, Potências, Dominações e Principados.
         21) Cremos na existência das Hierarquias Espirituais nominadas de Espíritos Arcangélicos, também conhecidos como Engenheiros Siderais ou Arquitetos Maiores, que são os Espíritos Superiores construtores e responsáveis pelas constelações.
         22) Cremos na existência do Poder Reinante do Divino Criador, nominado de Arcanjos Planetários (Orixás Maiores), que são os Espíritos superiores responsáveis pelas evoluções planetárias, e dos Anjos Planetários (Orixás Menores), os responsáveis diretos por toda a criação e sustento do Planeta Terra. Não são deuses, mas sim denominações humanas para os Poderes Reinantes do Divino Criador.
         23) Cremos na existência e comunicação mediúnica em trabalhos caritativos em atendimentos fraternos dos Espíritos Tutelares, os Guias Espirituais, também conhecidos como Espíritos Santos de Deus ou Santas Almas Benditas, mensageiros dos Sagrados Orixás, assim classificados: Caboclos da Mata, Pretos-Velhos, Crianças, Baianos, Caboclos Sertanejos, Caboclos D´Agua, Ciganos, Curandeiros, Linha do Oriente.
         24) Cremos na existência e comunicação mediúnica dos Espíritos Tarefeiros (conhecidos como Exus e Pombas-Gira de Lei), em trabalhos caritativos em processos demandatórios e de defesa.
         25) Cremos nos Espíritos tidos como condutores e/ou obreiros de outras religiões e filosofias, que quando encarnados serviram às causas nobres, ensinando a todos o bem, o amor, a caridade a reforma íntima, principalmente com seus exemplos e tidos por muitos como Santos (Semirombas), Mentores (Espiritismo), ou Mestres (Budismo, Fraternidade Branca, Hinduísmo, etc.), desde que calcados nos princípios crísticos, na razão e no bom senso.
        26) Cremos na existência do Espírito, sobrevivendo ao homem físico, no caminho da evolução, buscando o aperfeiçoamento.
        27) Cremos na Lei da Magia Planetária que rege todo o Universo e sua aplicação com parcimônia.
        28) Cremos na unificação de todas as religiões.
        29) Cremos na afirmação de que as religiões constituem os diversos caminhos de evolução espiritual, que conduzem a Deus.
        30) Cremos na prática da caridade material e espiritual.
        31) Cremos na necessidade do ritual como elemento disciplinador e direcionador dos trabalhos espirituais.
        32) Cremos na crença de que o homem vive num campo de vibrações que condicionam a sua vida para o bem ou para o mal, conforme sua própria tônica vibratória.
        33) Cremos na compaixão como sinônimo de prática caritativa diária.
        34) Cremos na existência de sítios vibratórios da Natureza (praias, matas, cachoeiras, pedreiras, montanhas, campos, lagoas, jardins, etc.), por onde os Poderes Reinantes do Divino Criador (Sagrados Orixás), manifestam-se vibratoriamente com mais intensidade emanando magnetismos necessários à nossa sobrevivência, e aonde vamos constantemente promovendo concentrações para refazimento energético, harmonizações e captação de energias sublimes, nos reequilibrando com as forças da Mãe Natureza. A Umbanda reverencia a Natureza, por ser nela que se encontram as mais puras manifestações Divinas, e onde também iremos buscar e nos harmonizar com as forças ali reinantes, sustentadoras de toda a forma de vida no planetária.

        PROFERIDOS UMBANDISTAS
          1) Abominamos o sacrifício de animais, quer para homenagear Orixás, Guias Espirituais, Tarefeiros (Exus e Pombas-Gira), fortificar mediunidade, em sistemas ofertatórios ou mesmo resolver processos demandatórios.
          2) Em Umbanda damos de graça o que de graça recebemos de Deus; trabalhos espirituais não se cobram. Tudo é feito gratuitamente.
          3) Em Umbanda não se cultua ou “incorpora” Orixás, mas tão somente seus enviados, os Guias Espirituais.
          4) Fazemos largo uso de ervas em defumações, banhos e amacis e o uso ritualístico de Tabaco.
          5) Fazemos uso, com parcimônia da sistemática de oferendas e quando necessário, os despachos. 

          FINALIDADES DA UMBANDA

           “Umbanda é a manifestação do Espírito para a Caridade”.
          Frase lapidar e insubstituível, que nos legou o saudoso e inesquecível Senhor Caboclo das Sete Encruzilhadas.
          Coadjuvando tal definição, poderemos, inclusive, cimentá-la com uma outra da Codificação da Doutrina Espírita, que diz: “Fora da caridade não há salvação”.
          A caridade propiciada nos Templos Umbandistas é muito ampla, e sempre começa com a ação dos Espíritos, proporcionando o bem espiritual, com uma série de benefícios aos Espíritos perturbadores que lá chegam com as pessoas e logicamente aos consulentes, tais como: 
            1) Caridade para com os médiuns, por sua dedicação e renúncia e, concomitantemente, ao seu aperfeiçoamento moral, espiritual e material.
            2) A caridade proporcionada ao Espírito comunicante, pela necessidade que tem do médium, pois sem este não seriam possíveis as comunicações e na diversidade nos serviços (como esclarece o apóstolo Paulo); o Espírito Guia, no intercâmbio com o médium e a coletividade, também faz o seu progresso, a sua evolução pelos trabalhos ou serviços que presta.
            A caridade para com os Espíritos perturbados/perturbadores e/ou obsessores, os desarvorados que são trazidos ao recinto dos trabalhos espirituais da Umbanda, bem assim os que enfermam as pessoas, com ou sem noção do mal que estão praticando, e que, por tais mal-estares que causam, obrigam as pessoas a recorrerem aos Templos. É o chamado: Trabalho de Descarrego (desbsessão).
            4) A caridade material, sem a intervenção dos Espíritos, através do Departamento de Assistência Social onde são distribuídos gêneros alimentícios, roupas, enxovais para recém-nascidos, remédios, por vezes médico e dentista; enfim, campanhas para dar assistência quase que geral aos pobres são comuns aos Templos bem organizados. 
            5) Todas as entidades serão ouvidas, e nós aprenderemos com aqueles Espíritos que souberem mais e ensinaremos àqueles que souberem menos e a nenhum viraremos as costas e nem diremos não, pois esta é à vontade do Pai”. (Caboclo das Sete Encruzilhadas)

              (Trecho extraído do livro: “Umbanda a Manifestação do Espírito para a Caridade”, autoria de Pai Juruá)

              fonte: http://www.umbanda.com.br

              Nenhum comentário:

              Postar um comentário