quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Salve São Jorge, salve Ogum

Salve São Jorge, salve Ogum!

OGUM é o Orixá que examina os problemas e dá seu parecer, fornecendo os elementos necessários para que XANGÔ possa exercer a justiça. É o guerreiro valente, que enfrenta a luta do dia-a-dia sem receio e capaz de reverter uma derrota em vitória.
Há um estreito relacionamento de OGUM com EXÚ, que se encontram nas encruzilhadas da vida, abrindo caminhos e expurgando as vibrações negativas para que possamos nos orientar na busca da luz. E quando as situações vivenciais não nos apontam qualquer perspectiva é a OGUM que devemos recorrer para nos livrar da adversidade.
Nas aberturas dos trabalhos rituais, após a evocação de EXÚ, a saudação se faz a OGUM. São os nossos guardiães e principais responsáveis pela segurança espiritual dos Templos.
Na Umbanda é um Orixá muito solicitado e querido por seus filhos.
Suas falanges são imensas e trabalham abrangendo uma extensa área vibratória e dependendo da tarefa a que estão se dedicando poderão atuar junto às matas (OGUM ROMPE-MATO), com a falange das Almas (OGUM MEGÊ), no mar (OGUM BEIRA-MAR).
Sincretizado no Rio de Janeiro com São Jorge é muito popular e festejado no dia 23 de Abril, onde os Templos Umbandistas reverenciam o grande Orixá.
É o Orixá que tem sob sua responsabilidade a força magnética que atua no planeta Terra. O equilíbrio magnético de nosso mundo, o armazenamento desta energia nos grandes depósitos minerais com a predominância do metal ferro, a sua liberação gradual quando solicitada dos seres encarnados, ou não, e todas as demais inúmeras aplicações das forças magnéticas são de atuação do Orixá OGUM.

DIA DA SEMANA - terça-feira
CONTAS - em Nação: azul rei ou verde claro; na Umbanda: vermelhas
FLORES - vermelhas (Crista de Galo ou cravo vermelho)
MINERAL - ferro
FRUTAS - cajá; manga
COMIDA - inhame; camarão seco no dendê
BEBIDAS - em Nação: vinho de palma; na Umbanda: cerveja branca
SÍMBOLO - espada (adaga)
SAUDAÇÃO - PATAKORI OGUM ou OGUNHÊ
 INFLUÊNCIA DO ORIXÁ SOBRE SEUS FILHOS (ARQUETIPO)

POSITIVAS - Quando prevalece a vibração do Orixá: são corajosos, intrépidos, ordeiros, elegantes, etc.
NEGATIVAS - Quando prevalece o livre arbítrio negativo: são arrogantes, indisciplinados, ciumentos, covardes, etc.

OGUM, nosso guerreiro invencível, Orixá protetor dos viajantes e dos oprimidos, estenda a sua vibração até nós para que possamos caminhar na estrada da vida, no cumprimento tranquilo de nossa tarefa cármica.
PATAKORI OGUM! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário