segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Ponto Riscado


O Ponto Riscado na Umbanda é Poder de Magia e traz toda a força misteriosa da escrita Astral que tem o poder de fechar, trancar, abrir, quebrar, direcionar, harmonizar, transformar e equilibrar qualquer energia, o Terreiro e  os médiuns, pois atua em seus campos energéticos e mediúnicos.

Os Pontos podem ser riscados em espaços fechados ou abertos. Se em espaço fechado a ação é concentrada, delimitada e limitada, cria-se um verdadeiro campo de força. Usado em solicitações específicas e nos pontos identificatórios. Quando riscado em espaço aberto a ação é ampla, vasta, envolve à todos e à todo o Terreiro.
          
Cada ponto tem suas particularidades, seus elementos e seu modo de riscar onde absolutamente tudo tem um significado diferente. Compreender e saber “ler” os pontos riscados é uma  técnica que só se aprende com muito estudo, observação e trabalho. O Astral nos permite acesso como um 1º grau a essa linguagem  mágica,mas o 3º grau e pós graduação somente a eles pertence.

Um interessante Ponto Riscado é a estrela, que dependendo do numero de pontas tem uma energia e uma atuação: 


A estrela de cinco pontas é um símbolo de proteção e equilíbrio. Cada uma de suas cinco pontas representa um dos quatro elementos, fogo, ar, água e terra, mais o elemento de unificação, o espírito. Essa estrela nos irradia  o equilíbio, a sabedoria, a experiência, a fé, tudo que devemos aprender pelo nosso caminho evolutivo.

A estrela de seis pontas é um símbolo que representa o macrocosmo (Deus, o Universo ou Energias mais altas) em equilíbrio com o microcosmo (a raça humana, a Terra ou Energias Evidentes). O triângulo que aponta para cima é símbolo do elemento fogo e representa a aspiração de alcançar ou retornar ao Divino. O triângulo que aponta para baixo é símbolo do elemento água e significa o plano terreno. No encontro dos dois triângulos temos o centro do hexagrama e aí está o ponto de equilíbrio.


A estrela de sete pontas é símbolo de integração, tão mistica quanto o número de suas pontas. Representa inteligência oculta, é associado aos sete planetas da astrologia clássica e a outros sistemas do Sete, tal como os chacras do Hinduísmo.


A estrela de oito pontas é símbolo de plenitude e regeneração, está ligado a sistemas de oito pontas tal como trigramas do I Ching, a Roda Pagã do Ano e o “Ogdoad” do Egito antigo.

A Roda Pagã do Ano é o que simboliza a concepção de tempo dos pagãos e principalmente a dos Celtas. Eles não viam o tempo de forma linear, mas circular, cíclico. Seus calendários levavam em conta não só o ciclo solar, como é o nosso, mas também o ciclo lunar.

Ogdoad era na mitologia egípicia um agrupamento de oito divindades. Ogdoad é um termo com origem grega. Na língua egípicia dizia-se Hemenu. A Ogdoad de Hermópolis tornou-se a ogdoad mais importante do Antigo Egito. Esta ogdoad reunia quatro divindades masculinas e quatro divindades femininas. Na iconografia estas divindades eram representadas com cabeça de rã (deuses) e com cabeça de serpente (deusas).
  

Com orgulho e alegria de ser Umbandista, Saravá/Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário