sábado, 14 de dezembro de 2013

A puberdade acelera na infancia


  



 Gordura acelera a puberdade
09/12/2013 15:05:05

Estudo diz que a obesidade é o que mais leva meninas a amadurecem antes do tempo
 Camila Muniz

Problema casa vez mais frequente entre crianças, a obesidade é o fator mais determinante para a puberdade precoce. A concussão é de um estudo feito nos Estados Unidos e publicado no jornal científico “Pediatrics”. O dado preocupa porque, segundo os pesquisadores, a maturidade antecipada impacta tanto à saúde física quanto psicológica das meninas.


Hoje, considera-se normal o desenvolvimento dos seios – primeiro sinal da passagem da infância para a vida adulta – partir dos 8, 9 anos e a chegada da menstruarão entre 10 e 12  anos.

Segundo o ginecologista Hugo Miyahira, vice-presidente da sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro, hormônios produzidos pelas células gordurosas, abundantes em crianças obesas, podem interferir na maturação do sistema nervoso central, acelerando todo o processo necessário ao início da puberdade.

Dessa forma, a glândula hipófise passa, mais cedo do que deveria, a estimular o ovário a produzir estrogênio, do qual depende o crescimento dos seios. A glândula suprarrenal, que secreto androgênio (responsável pelo surgimento de pelos nas axilas e na região genital), também é estimulada antecipadamente em meninas obesas.

- O corpo vai se diferenciando até que os hormônios estimulam o útero a desencadear o crescimento do endométrio, que periodicamente se desmancha, produzindo a menstruação. A menarca (primeiro sangramento) é só um episódio da puberdade, que começa com desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários – diz Miyahira


Dieta saudável é a chave da prevenção

Embora outros fatores – como genética, raça e até exposição à luz – também estejam ligados à puberdade precoce, incentivar a alimentação saudável e combater o sedentarismo entre as crianças é a melhor forma de prevenir a antecipação da maturidade.

- Os pais devem fazer um controle adequado do que é consumido, diminuindo a gordura, o sódio e os alimentos industrializados. Também devem priorizar a vida ao ar livre. Toda criança deve caminhar, pelo menos, uma hora por dia, independentemente se faz outra atividade física –orienta pediatra Antonio Carlos Turner, coordenador do serviço de Pediatria do Hospital Balbino e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. 


Jornal de domingo - 
  
Puberdade antecipada em meninos
Revista  Saude.
por Samuel Ribeiro | design Eder Redder | fotos Edu Svézia

Os meninos entram na puberdade normalmente entre os 9 e os 14 anos. "O crescimento dos testículos é que deflagra esse período", diz Ieda Verreschi. Entre eles há também casos de precocidade, mas são bem mais raros.

 As chances de apresentar o problema são dez vezes menores, se comparados com as meninas. Em compensação, neles o distúrbio merece atenção redobrada.


"Em 60% dos casos, trata-se de tumor na hipófise", alerta Angela Spinola e Castro. Depois dos exames, se a hipófise for descartada, o próximo passo será examinar as supra-renais. Os meninos podem produzir pêlos antecipadamente por causa dos seus hormônios. Mas aí em geral a situação é mais simples.
Revista      Saude 

http://dharmadhannyael.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário